O anúncio de Sanara Santos como nova diretora do grupo Énois pode ser visto como uma ruptura em parâmetros do jornalismo brasileiro. Ela se tornou a primeira mulher trans, negra, vinda da periferia a assumir a direção de uma rede de notícias. A nova diretora nasceu na favela da Ilha, comunidade localizada entre a zona leste de São Paulo e a cidade de Santo André, no ABC Paulista, e assume o cargo após entrar na Énois em 2018.

O grupo existe há 15 anos. Uma iniciativa idealizada e mantida quase integralmente por mulheres. A rede se auto intitula como um “laboratório de jornalismo” e produz reportagens investigativas publicadas em parcerias com grupos como UOL Tab, The Intercept, The Guardian, Nexo, BBC e outros. Ainda que um dos focos da rede seja a formação de jornalistas. Em 2014, a Énois se tornou a primeira escola online de jornalismo no Brasil.

“Ao mesmo tempo que a gente celebra como esse lugar de inovação, a gente também celebra como essa oportunidade de poder escancarar essa grande dificuldade e essa lacuna que a gente ainda tem no jornalismo em relação aos pessoas trans”, disse em entrevista ao programa Bem Viver desta segunda-feira (4).

Ficha técnica:
04-03-24 – PROGRAMA BEM VIVER
Veículo – Rádio Brasil de Fato
Tempo: 01:00:00
Apresentação: Afonso Bezerra
Roteiro: Daniel Lamir
Edição e Produção: Daniel Lamir, Douglas Matos e Mariana Lemos
Trabalhos técnicos: André Paroche, Lua Gatinoni e Adilson Oliveira
Supervisão de reportagem: Rodrigo Gomes
Direção de programas de Áudio: Camila Salmazio
Coordenação de Rádio e TV: Monyse Ravena
Direção Executiva: Nina Fideles
Agradecimento: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato