“Tem muito rótulo sobre a China e pouco conhecimento”, afirma o professor e geógrafo Milton Pomar, ao Brasil de Fato. “A China se diz socialista, então o mundo capitalista inteirinho está alvoroçado, porque o único país que se diz socialista anunciou há pouco ter tirado da miséria a maior parte da sua população na área rural.”

Nesta edição, o podcast Três por Quatro conversa com especialista em China e autor do livro O sucesso da China socialista, lançamento da Editora Insular. A obra faz uma análise abrangente sobre a trajetória econômica, política e social da China desde a revolução de 1949 até os dias atuais.

Segundo Pomar, o estranhamento do mundo ocidental com a soberania chinesa, é resultado do rápido crescimento do país. “Ela [China] tirou 800 milhões de pessoas da pobreza. Então, não tem nenhum país capitalista que tenha tirado gente da pobreza, ao contrário né?”

O comentarista José Genoíno, ex-presidente do PT, também opinou sobre o assunto. Para ele, a ascensão socialista na China “é uma experiência que a esquerda tem que estudar e examinar, porque não dá pra ser enquadrar num modelo clássico do pensamento da esquerda nos parâmetros ocidentais”.

Relações entre Brasil de Lula e China de Xi Jinping 

Juntos, os governos de Brasil e China têm estreitado os laços e destacado os planos de desdolarização de suas relações comerciais. O assunto foi uma das questões principais do encontro entre os líderes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Xi Jinping que ocorreu em Pequim, em abril deste ano.

Para além da harmonia diplomática, o professor e geógrafo Milton Pomar, destaca as similaridades entre os dois países: “Em termos de dimensões, nós somos quase que a China”. Ainda assim, o especialista afirma que não dá pra comparar as nações: “Tem que relativizar um pouquinho, porque não dá para comparar uma economia daquele tamanho, com a nossa.”

Ficha Técnica:
Apresentação: Nara Lacerda, Igor Carvalho
Comentários: João Pedro Stédile e José Genoíno
Direção: Rodrigo Gomes
Produção e Roteiro: Letycia Holanda
Trilha sonora original: Alejandra Luciani
Trabalhos técnicos: Lua Gatinoni
Coordenação de Rádio e TV: Monyse Ravena
Direção de jornalismo: Nina Fideles
Identidade visual: Nazura Santos

Novos episódios do Três por Quatro são lançados toda sexta-feira pela manhã, discutindo os principais acontecimentos e a conjuntura política do país.