• Post author:

O secretário-executivo do Observatório do Clima, Márcio Astrini, fala ao podcast Três por Quatro sobre o seu sentimento com desfecho da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28).

“A nossa geração não herdou nada de ninguém, não herdou esse planeta de ninguém. A gente pegou emprestado da futura geração. E nós estamos lidando muito mal com esse empréstimo

As negociações climáticas, em Dubai, nos Emirados Árabes, que ao longo de 12 dias tiveram um forte apelo pela eliminação gradual (“phase out”, em inglês) dos combustíveis fósseis até 2050, terminaram, no entanto, apenas com a proposta de transição dos combustíveis fósseis no texto final.

A repórter Nara Lacerda, da Brasil de Fato, que esteve na cobertura das negociações da COP 28, conta sobre a recepção do texto final da conferência. Segundo ela, apesar do avanço, “a decepção foi gigantesca, porque, mais uma vez, a gente teve um texto subjetivo e, inclusive, com brechas para continuidade da poluição”.

Ficha Técnica:
Apresentação: Nara Lacerda, Igor Carvalho
Comentários: José Genoíno e João Pedro Stédile
Direção: Camila Salmazio
Produção e Roteiro: Letycia Holanda
Trilha sonora original: Alejandra Luciani
Trabalhos técnicos: Adilson Oliveira
Cinegrafista: Vitor Shimomura
Coordenação de Rádio e TV: Monyse Ravena
Direção de jornalismo: Nina Fideles
Identidade visual: Michael Gonçalve

Novos episódios do Três por Quatro são lançados toda sexta-feira pela manhã, discutindo os principais acontecimentos e a conjuntura política do país.