Nenhum frigorífico ou rede de supermercados que têm fornecedores na Amazônia respondeu ao questionário sobre controle da cadeia de fornecedores. As perguntas foram enviadas pelo Radar Verde, um indicador da cadeia de carne bovina criado pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e pelo Instituto O Mundo Que Queremos (IOMQQ).

Fora as perguntas, o grupo também analisou as informações públicas que as empresas dispõem em sites ou outras plataformas. A partir dessa coleta de informações, a Rede chegou a conclusão que  que 95% dos principais varejistas do Brasil e 92% dos frigoríficos situados na região amazônica apresentam um controle considerado muito baixo sobre a cadeia pecuária.

“O boi passa por várias fazendas, de uma fazenda para outra, antes de chegar na planta onde ele é abatido, embalado e vendido no supermercado. A gente precisa saber o quanto os frigoríficos e supermercados controlam todas essas fazendas por onde o boi passou para garantir que não tem desmatamento nelas”, explica Alexandre Mansur, coordenador do Radar Verde em entrevista ao programa Bem Viver desta quarta-feira (15).

Ficha técnica:
Apresentação: Lucas Weber
Roteiro: Daniel Lamir
Edição e produção: Daniel Lamir e Douglas Matos
Trabalhos técnicos: Lua Gatinoni, André Paroche e Adilson Oliveira
Supervisão de reportagem: Rodrigo Gomes
Coordenação de Rádio e TV: Monyse Ravena
Direção de programas de áudio: Camila Salmazio
Direção executiva: Nina Fideles
Apoio: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto: Reprodução