A guerra entre Israel e Palestina chega ao seu 11º dia com cenas de violência extremamente chocantes na Faixa de Gaza. A região que já era isolada pelos israelenses, sofre o corte de água, luz e energia desde o quarto dia de conflito. Israel também “recomendou” o deslocamento de milhões de pessoas, do norte para o sul, sob a justificativa de uma invasão por terra, ar e mar na região.

Para os palestinos, além dos ataques contra centros médicos, socorristas e inocentes, o que mais tem gerado indignação é o silêncio da comunidade internacional ao que parecem configurar crimes de guerra cometidos por Israel no conflito, entre eles, o alegado uso de armas químicas, como as bombas de fósforo, o deslocamento forçado dos palestinos e os cortes de água, luz e ajuda humanitária.

“Para mim e para muitos palestinos, a comunidade internacional é a principal responsável por isto. Talvez seja incômodo para a comunidade internacional essa declaração, mas quando ela permite a criação do estado de Israel e não permite a criação do estado da Palestina, ela é cúmplice”, afirma Ibrahim Alzeben, Embaixador da Palestina no Brasil, convidado do BdF Entrevista.

Ficha Técnica:
Direção e Entrevista: José Eduardo Bernardes
Imagens: Iolanda Depizzol e Marina Duarte
Edição: Leonardo Rodrigues
Produção: Camila Aguiar
Edição de podcast: Daniel Lamir e Douglas Matos
Edição técnica do podcast: Adilson Oliveira
Arte: Cesar Habert Paciornik
Direção de programas: Camila Salmazio e Isa Chedid
Coordenação de Rádio e Audiovisual: Monyse Ravena
Coordenação de Jornalismo: Rodrigo Chagas
Direção-geral: Nina Fideles
Foto: Gabriel Paiva/ Câmara dos Deputados