O Plano Safra não será a única política de apoio à agricultura familiar, afirma o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Em entrevista ao Brasil de Fato, Patrícia Vasconcelos Lima, secretária de Agricultura Familiar e Agroecologia do Ministério afirmou que “fortalecer a agricultura familiar, mais do que uma ação isolada, é uma estratégia de governo”.

Segundo Lima, “agricultura familiar produz a maior parte dos alimentos básicos que vão pra mesa dos brasileiros, […] portanto fortalecer agricultura familiar é fortalecer a segurança alimentar e nutricional a da população brasileira”.

O governo federal anunciou em junho um Plano Safra para Agricultura Familiar com valores recordes. O programa destinará R$ 71,6 bilhões em crédito rural para fomento ao trabalho de pequenos produtores durante a safra 2023/2024 – 34% a mais do que na safra anterior.

Para combater o endividamento da população do campo, a secretária afirmou que “o ministro Paulo Teixeira [do MDA] encomendou um levantamento com os agentes financeiros, com o Banco Central, para encaminhar essa questão dos agricultores que não estão conseguindo acessar o crédito por conta de pendências cadastrais”, disse.

Ficha técnica:
Apresentação: Lucas Weber
Roteiro: Anelize Moreira
Edição e produção: Daniel Lamir e Douglas Matos
Trabalhos técnicos: Lua Gatinoni, André Paroche e Adilson Oliveira
Supervisão de reportagem: Rodrigo Gomes
Coordenação de Rádio e TV: Monyse Ravena
Direção de programas de áudio: Camila Salmazio
Direção executiva: Nina Fideles
Apoio: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto: Ricardo Stuckert