A Assembléia Legislativa de São Paulo (Alesp) será palco do último encontro do I Fórum de Bibliotecas Escolares: construção de políticas públicas para formação cidadã.

A reunião acontece nesta sexta-feira (1) e uma das pautas centrais será o dado recém divulgado, pelo próprio Fórum, de que apenas 7% das escolas paulistas contam com bibliotecas, em desacordo com a Lei 12.244/10 que regulamenta que todas as instituições de ensino públicas e privadas do Brasil tenham bibliotecas, com profissionais bibliotecários.

“O resultado é triste”, resume a presidenta do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo, Ana Cláudia Martins.

“Nós do Fórum temos toda a certeza que as bibliotecas estão profundamente na construção social, intelectual, cultural e de cidadania de uma população”, defende Martins.

A pesquisa foi respondida no período de fevereiro a setembro de 2022 por 583 diretores de escolas públicas municipais e estaduais com mais de 400 alunos de cidades acima de cinco mil habitantes das 16 regiões administrativas do Estado de São Paulo.

Desde o início da semana, o Fórum vem realizando encontros com pautas específicas para debater a situação das bibliotecas escolares no país.

Ficha técnica:
Apresentação: Camila Salmazio
Roteiro: Anelize Moreira
Edição e produção: Daniel Lamir e Douglas Matos
Trabalhos técnicos: Lua Gatinoni, André Paroche e Adilson Oliveira
Supervisão de reportagem: Rodrigo Gomes
Coordenação de Rádio e TV: Monyse Ravena
Direção de programas de áudio: Camila Salmazio
Direção executiva: Nina Fideles
Apoio: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto: Divulgação – Funesc