Começa nesta quinta-feira (24) a 34º edição do Festival Internacional de Curtas Kinoforum, levando para São Paulo 301 filmes de 53 países. O evento gratuito e aberto a todo público se estende até o dia 3 de setembro.

Além das 43 salas de cinema da capital paulista, a programação pode ser vista de qualquer lugar pelas plataformas digitais, disponibilizadas no site do Festival

O evento traz filmes clássicos de diretores consagrados, como, por exemplo, Glauber Rocha e Joaquim Pedro de Andrade.

“Desses 301 filmes que vão ser exibidos, por baixo, uma centena desses filmes não vão ser mais projetados em tela grande no Brasil”, afirma Francisco Cesar Filho, coordenadora dos Programas Brasileiros do Festival.

Mas o foco do evento é trazer filmes à quente, produzidos ainda este ano e que expliquem “por que nossa vida está em jogo”, defende Val Gomes, que também integra a coordenação dos Programa Brasileiros do Festival.

“O curta metragem reflete muito do nosso momento político. Tudo que foi represado nos últimos anos está nos curtas. Tem, principalmente, uma questão com o meio ambiente, com os povos originários”.

Quem for ao Festival poderá acompanhar mostras especiais de retrospectiva dedicada a três cineastas indígenas: Olinda Tupinambá, Priscila Tapajowara e Takumã Kuikuro.

Ficha técnica:
Apresentação: Camila Salmazio
Roteiro: Anelize Moreira
Edição e produção: Daniel Lamir e Douglas Matos
Trabalhos técnicos: Lua Gatinoni, André Paroche e Adilson Oliveira
Supervisão de reportagem: Rodrigo Gomes
Coordenação de Rádio e TV: Monyse Ravena
Direção de programas de áudio: Camila Salmazio
Direção executiva: Nina Fideles
Apoio: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto: Divulgação filmes Thuë Pihi Kuuwi – Uma Mulher Pensando