“Eu acredito que a música, como eu sempre venho falando e afirmando, eu não canso de repetir, a música é o princípio de tudo”. A fala do cantor e compositor Mateus Aleluia sintetiza a importância que dedica à arte.

Em entrevista ao Brasil de Fato Distrito Federal, o músico defendeu também “Tudo que existe foi através da música. Antes de tudo, houve a movimentação dos elementos. E como dizia Xangô, e eu falo de outra forma: nós somos filhos do canto e da dança. Toda a cultura que vem d’África é uma cultura que emanou do culto. E todo culto africano tem canto e tem dança. Sobretudo a música.”

Aleluia esteve em  Brasília no último sábado (8), para participar do Divino Festival.

O músico recebeu, no dia 1º de julho, a Medalha da Ordem 2 de Julho – Libertadores da Bahia. A data marca a expulsão das tropas portuguesas de Salvador, em 2 de julho de 1823, completando a independência brasileira.

“O 2 de julho é uma luta pela emancipação da liberdade. Então, sobretudo, não tem aprendizado melhor do que isso. […] É o que eu pretendo ser: livre. Ter liberdade de ação, liberdade de pensamento”, disse o artista.

Ficha técnica:
Apresentação: Lucas Weber
Roteiro: Geisa Marques
Edição e produção: Daniel Lamir e Douglas Matos
Trabalhos técnicos: Lua Gatinoni, André Paroche e Adilson Oliveira
Supervisão: Rodrigo Gomes
Coordenação: Camila Salmazio
Direção: Nina Fideles
Apoio: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto: Vinicius Xavier