Dados inéditos mostram como a agricultura familiar é a principal empregadora no campo brasileiro. Segundo o Anuário Estatístico da Agricultura Familiar 2023, ela é responsável por 67% das ocupações no meio rural do país.

O estudo é resultado de uma investigação organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

:: Trocar plantio de tabaco por lavouras de comida pode garantir segurança alimentar ao Brasil ::

Apesar de proporcionar mais de dois terços das vagas de trabalho, a agricultura familiar ocupa 23% das áreas, o equivalente a 80,8 milhões de hectares.

São 10,1 milhões de trabalhadores na atividade. Desses, 46,6% estão no Nordeste. Em seguida aparecem o Sudeste (16,5%), Sul (16%), Norte (15,4%) e Centro-Oeste (5,5%).

Responsável pela elaboração do material, Vânia Marques Pinto, secretária de Política Agrícola, afirma que o estudo mostra como a agricultura familiar brasileira “tem uma potencialidade muito grande de gerar renda para as pessoas do campo”, afirmou em entrevista ao programa Bem Viver desta segunda-feira (31).

Ficha técnica:
Apresentação: Lucas Weber
Roteiro: Geisa Marques
Edição e produção: Daniel Lamir e Douglas Matos
Trabalhos técnicos: Lua Gatinoni, André Paroche e Adilson Oliveira
Supervisão: Rodrigo Gomes
Coordenação: Camila Salmazio
Direção: Nina Fideles
Apoio: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto: Ricardo Stuckert/PR