Itamar Vieira Junior se tornou um dos autores mais lidos do país, após o lançamento de Torto Arado, em 2019. O livro vendeu mais de 700 mil cópias e aproveitando o sucesso estrondoso na literatura, vai virar série para o streaming. A publicação faz parte de uma trilogia, que neste ano, ganhou seu segundo volume, com o lançamento de Salvar o Fogo, no último mês de abril.

No livro, mais uma vez Vieira Junior transporta o leitor para o Brasil real: a luta de classes, os conflitos familiares, a escassez que atinge grande parte da população e a relação entre sociedade e religião, mais especificamente, o poder da Igreja Católica sobre um pequeno povoado do interior da Bahia.

Mais do que apenas retratar e dar voz a um povo silenciado, Vieira Junior conta que esta também é parte de sua história. Nascido em Salvador, o escritor passou ainda por Pernambuco e pelo Maranhão em sua adolescência, vivenciando na pele as dificuldades do interior do Brasil.

Quando adulto se formou geógrafo na Universidade Federal da Bahia e se tornou funcionário público do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). Lá, viu de perto as agruras da luta pela terra no Brasil. “Tanto em Torto Arado quanto em Salvar o Fogo, esse meu olhar se volta para histórias que, para mim, eram muito familiares”, conta o autor.

Ficha Técnica:

Direção e Entrevista: José Eduardo Bernardes
Produção: Camila Aguiar
Edição: Leonardo Rodrigues
Edição de podcast: Daniel Lamir e Douglas Matos
Edição técnica do podcast: Adilson Oliveira
Arte: Cesar Habert Paciornik
Coordenação de Audiovisual: Monyse Ravena
Coordenação de Jornalismo: Glauco Faria
Coordenação de Rádio: Camila Salmazio
Coordenação de Redes Sociais: Cris Rodrigues
Direção de programas: Isa Chedid
Direção-geral: Nina Fideles
Foto: Arquivo pessoal