Nesta Semana Mundial do Meio Ambiente (5 a 9 de junho), as pautas do programa de rádio Bem Viver, da Rádio Brasil de Fato, permanecem destacando os principais desafios do Brasil para retomar compromissos no setor. Após reiterados apontamentos de retrocessos ambientais na gestão anterior, o governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu compromissos pela sustentabilidade ambiental, a exemplo da campanha do “desmatamento zero” até 2030.

Além da população brasileira, há uma expectativa com os passos da política ambientais do país no contexto global, devido as relações do governo Lula com líderes e organizações globais no  combate às mudanças climáticas e a retomada do protagonismo internacional nos debates sobres essas temáticas. Entretanto, as movimentações no Congresso Nacional se apresentam como um calo para as propostas do governo federal.

“O que o governo não pode fazer é permitir essas contradições na sua própria postura. Por exemplo, na votação da urgência do PL do Marco Temporal o governo se absteve. O posicionamento em plenário foi de abstenção, isso está registrado no painel eletrônico. Isso não pode acontecer, porque é um recado de fraqueza. É um recado que o próprio governo não está defendendo aquilo que o presidente Lula diz ser o centro dos seus compromissos”, alerta o  Secretário do Observatório do Clima, Márcio Astrine.

Ficha técnica:
Apresentação:  Lucas Weber
Roteiro: Lucas Weber
Edição e produção: Daniel Lamir e Douglas Matos
Trabalhos técnicos: Lua Gatinoni, André Paroche e Adilson Oliveira
Supervisão: Rodrigo Gomes
Coordenação: Camila Salmazio
Direção: Nina Fideles
Apoio: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto: Michael Dantas / AFP