Nesta semana, um feito inédito acontece no Brasil. Será realizada, a partir desta terça (30), a 1ª Conferência Nacional Livre de Saúde Quilombola da história do Brasil. O evento histórico discutirá online questões como atenção, atendimento, prevenção, entre outros pontos, para essas populações.

“Essa conferência veio num ponto crucial, porque na pandemia que se passou os povos mais atingidos fomos nós, a população negra, quilombola e desassistida, que ainda precisa ter inclusão no sistema. As conferências vêm para que nós realmente façamos a construção. Porque a nossa vida está em jogo”, afirma Graça Epifânio, coordenadora do Coletivo de Saúde da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais e Quilombolas.

Com o tema “A saúde quilombola como política pública: Em defesa da democracia, do direito à terra e por um novo modelo de saúde dentro dos territórios quilombolas”, a 1ª Conferência Nacional Livre de Saúde Quilombola faz parte do calendário oficial da 17ª Conferência Nacional de Saúde, marcada para 02 a 05 de julho em Brasília.

Ficha técnica:
Apresentação:  Lucas Weber
Roteiro: Geisa Marques
Edição e produção: Daniel Lamir e Douglas Matos
Trabalhos técnicos: Lua Gatinoni, André Paroche e Adilson Oliveira
Supervisão: Rodrigo Gomes
Coordenação: Camila Salmazio
Direção: Nina Fideles
Apoio: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto: ©️João Viana/Semcom/Prefeitura de Manaus