O programa Bem Viver desta segunda-feira (10) debate como a terceira gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chega neste primeiro marco de 100 dias.

O foco do programa foi analisar o tema na perspectiva da pauta ambiental. Quem analisou o assunto foi Carlos Bocuhy, presidente do Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (Proam) e fundador do OGAM, iniciativa que reúne ambientalistas, juristas e pesquisadores do setor.

“A expectativa nossa com o governo Lula é muito grande, mas sabemos que é um governo de frente ampla. Sendo assim, Lula terá condições de estabelecer um governo ambiental? De que forma essa construção vai se dar? Que concessões serão feitas?”, enfatiza o ambientalista.

O Observatório da Governança Ambiental do Brasil (OGAM), criado em 2022, cobra do governo Lula a ampliação da participação da sociedade civil no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). A instância é a mais importante para a interlocução entre governo federal e sociedade civil, mas havia sido esvaziada por Bolsonaro.

“Por um lado foi positivo porque Lula trouxe para dentro do Conama as representações indígenas, sindicais e de cientistas, que tinham sido alijadas no mandato anterior. Ao mesmo tempo, essa composição nova foi frustrante na medida em que ela diminuiu a participação da sociedade civil e aumentou o número de representantes de governo, em comparação com o que tínhamos antes de Bolsonaro.”

Ficha Técnica:

Apresentação: Lucas Weber
Roteiro: Geisa Marques
Edição e produção: Lucas Weber, Daniel Lamir e Douglas Matos
Trabalhos técnicos: André Paroche, Adilson Oliveira e Lua Gatinoni
Supervisão: Rodrigo Gomes
Coordenação: Camila Salmazio
Direção: Nina Fideles
Apoio: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto em Destaque: Marcelo Camargo/ Agência Brasil