“Pode entrar e fique muito à vontade”, anuncia logo ao entrar no site do Casa de Mensagens. A iniciativa construída por diversos coletivos formados por jovens da região Norte do país busca mostrar as “Amazônias” que existem no Brasil.

“Conversamos com lideranças e atividades para construir textos e narrativas para mostrar e resgatar memória dos povos, construir políticas de coexistência e reintegrar tecnologias ancestrais”, explica Nara Perobelli, assessora de Campanhas e Mobilização da Purpose Brasil, em entrevista ao programa Bem Viver na edição desta terça-feira (11).

Essas produções estão dispostas dentro da Casa de Mensagens. “Cada eixo é um “cômodo” da Casa. Cada um vai poder visitar esses espaços e ler as narrativas que defendem a Amazônia em pé”, complementa Perobelli.

Segundo as idealizadoras do projeto, o objetivo é que as narrativas cheguem para a população fora da Amazônia com uma visão distorcida da região.

“Mapeamos algumas visões da Amazônia. Uma delas seria a “inventada”, que é uma visão romantizada da floresta, normalmente uma interpretação colonialista e racializada da região”, explica Karla Giovanna Braga, coordenadora de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas na Cooperação da Juventude Amazônica pelo Desenvolvimento Sustentável (Cojovem).

Outro objetivo da iniciativa é atuar dentro da própria Amazônia. “O aplicativo tem uma função importante pra dentro das comunidades, fortalecer ações e ganhar espaço para buscar políticas públicas e projetos de apoio às iniciativas”, segue Braga.

Ficha Técnica:

Apresentação: Lucas Weber
Roteiro: Geisa Marques
Edição e produção: Lucas Weber, Daniel Lamir e Douglas Matos
Trabalhos técnicos: André Paroche, Adilson Oliveira e Lua Gatinoni
Supervisão: Rodrigo Gomes
Coordenação: Camila Salmazio
Direção: Nina Fideles
Apoio: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Arte em Destaque:  Jailson Belfort