A edição desta sexta-feira (17) do programa Bem Viver conta com uma entrevista com a escritora premiada Luiza Romão, autora de Também Guardamos Pedras Aqui, obra que levou o título de melhor livro de poesia na última edição do Jabuti.

“Acho que é muito histórico, o Jabuti, esse prêmio literário tão canônico, tão importante na literatura brasileira, olhar e reconhecer uma produção poética que está sendo feita através dos saraus, dos slams, dos movimentos de Spoken Word, de performance poética”, explica a atriz.

Também Guardamos Pedras Aqui recria, a partir de 29 poemas, a Ilíada de Homero, a tragédia grega que narra 51 dias da Guerra de Tróia. Com textos criados para cada personagem apresentado na epopeia grega, Romão relaciona o massacre da Grécia antiga e as chagas do Brasil contemporâneo.

“Eu lembro desse espanto lendo a Ilíada e, ao mesmo tempo, um pensamento que era: ‘como é que isso daqui está fundando a literatura ocidental?'”, questiona Romão. “É muito curioso isso, de que a gente está no Brasil, um país que passa por um processo muito violento de colonização, e que se perpetua de diferentes formas até hoje, e a gente estuda tanto a Grécia”.

Com o fechamento de grandes redes de livrarias, acusadas de assédio moral pelos trabalhadores e afundadas em dívidas milionárias, elas perdem cada vez mais espaço para pequenas editoras independentes e livrarias segmentadas.

“Eu acho que isso é muito massa, por um lado por romper um certo monopólio e mostrar outras possibilidades de circulação e de produção dessa poesia escrita. Por mais que a gente trabalhe muitas vezes com a oralidade, com a fugacidade, com a estabilidade do poema oral, também há um olhar e uma produção voltada para a documentação e circulação desse poema na página”.

Ficha Técnica:

Apresentação: Lucas Weber
Roteiro: Geisa Marques
Edição e produção: Lucas Weber, Daniel Lamir e Douglas Matos
Trabalhos técnicos: André Paroche, Adilson Oliveira e Lua Gatinoni
Supervisão: Rodrigo Gomes
Coordenação: Camila Salmazio
Direção: Nina Fideles
Apoio: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto em Destaque: Sérgio Silva