Afinal, o que significa aquele T dentro de um triângulo amarelo nas embalagens de diversos produtos nas prateleiras dos supermercados? E o que isso pode significar de impacto para nossa saúde?

O T na embalagem significa que dentro daquele produto há algum alimento transgênico, ou seja, “lantas geneticamente modificadas em laboratório. Não se trata de uma evolução natural. Mistura-se o código genético dessa planta com genes de outras espécies. Podem ser bactérias, podem ser outras espécies, doadoras de algum gene, que vão trazer alguma característica para essa planta”, explica Alan Tygel, membro da coordenação da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, em entrevista ao programa Bem Viver, na edição desta segunda-feira (20).

O especialista comenta que a transgênica é feita, basicamente, para dois fins: fazer com que as plantas “modificadas aguentem banhos e banhos de herbicidas, ou seja, agrotóxicos, ou elas são modificadas para elas mesmo produzirem agrotóxicos”.

Por tanto, para Tygel, não é exagero afirmar que alimentos transgênicos são, sim, mais pulverizados com agrotóxicos e, também, com produtos mais fortes.

“A correlação entre o aumento da área plantada de soja transgênica no Brasil e o aumento no uso de agrotóxicos é uma correlação muito forte. Então, a partir do momento que o Brasil liberou os transgênicos, oficialmente, o volume do consumo de agrotóxicos, ele passou a ser muito maior em relação à produção”, conclui o pesquisador.

 

Ficha Técnica:

Apresentação: Lucas Weber
Roteiro: Geisa Marques
Edição e produção: Lucas Weber, Daniel Lamir e Douglas Matos
Trabalhos técnicos: André Paroche, Adilson Oliveira e Lua Gatinoni
Supervisão: Rodrigo Gomes
Coordenação: Camila Salmazio
Direção: Nina Fideles
Apoio: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto em Destaque: Fernando Frazão/Abr