A semana do 08 de março é dedicada à reflexão sobre a luta e conquistas das mulheres em uma sociedade marcada pela desigualdade de gênero. Combate à violência, equiparação salarial e divisão do trabalho doméstico e de cuidados são alguns dos temas que dominam os debates nesse período. Eles também nortearam a apresentação de uma série de medidas voltadas para as mulheres apresentadas nesta semana pelo Governo Federal.

Algumas pautas, no entanto, ainda estão fora da agenda, especialmente aquelas relacionadas aos direitos sexuais e reprodutivos. São temas considerados “espinhosos” para o governo, pois estão ligados às chamadas pautas morais e de costumes e enfrentam resistência de uma parcela da sociedade.

Para a pesquisadora de gênero Flávia Biroli, professora de Ciência Política na Universidade de Brasília (UnB), essas questões não podem barrar o debate sobre questões que estão diretamente ligadas à garantia de direitos. Ela afirma que “sem olhar para as mulheres e para as pautas de gênero e raciais, não há justiça social”.

Ficha Técnica:

Apresentação: Lucas Weber
Roteiro: Geisa Marques
Edição e produção: Lucas Weber, Daniel Lamir e Douglas Matos
Trabalhos técnicos: André Paroche, Adilson Oliveira e Lua Gatinoni
Supervisão: Rodrigo Gomes
Coordenação: Camila Salmazio
Direção: Nina Fideles
Apoio: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto em Destaque: Fernando Frazão/ Agência Brasil