As fortes chuvas e os deslizamentos de terra no litoral norte de São Paulo no último fim de semana, que já vitimaram 48 pessoas e deixaram dezenas de desaparecidos, é, segundo especialistas, uma tragédia anunciada: o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro reduziu drasticamente os investimentos para prevenção de desastres. A verba federal para evitar catástrofes despencou de mais de R$ 3 bilhões em 2014 para pouco mais de R$ 1 bilhão em 2021.

Especialistas reforçam que eventos extremos como os que chocaram o país durante o carnaval são uma das consequências das mudanças climáticas. Eles são difíceis de prever, mas as perdas poderiam ser minimizadas com prevenção.

As vítimas da tragédia contam com a solidariedade para reconstruírem suas vidas. Uma das formas de contribuir é por meio do Fundo Social de São Paulo, que está recebendo doações. Para quem mora na capital paulista, as entregas podem ser feitas no depósito da Defesa Civil, localizado na avenida Marechal Mário Gueedes, 301, no Jaguaré, zona oeste da cidade.

Também é possível ajudar enviando dinheiro por meio de transferência via pix. Para contribuir com a compra de cestas básicas, a chave pix é o CNPJ do Fundo Social: 44.111.698-0001/98. Para ajudar na aquisição de cobertores, a chave pix é o e-mail: [email protected]. Os dados estão disponíveis no site Fundo Social São Paulo.

O Fundo de Solidariedade de São Sebastião, a cidade mais afetada pelas chuvas, também está recebendo doações para auxiliar as vítimas. A chave pix para contribuir é o CNPJ do órgão: 28.086.952/0001-99.

As principais necessidades são alimentos não perecíveis, água mineral e roupas limpas em bom estado para uso.

Cultura das periferias

Não faz muito tempo que gêneros musicais como o funk, hip hop, breganejo tinham pouco ou nenhum espaço na mídia. Esse cenário se transformou ao longo dos últimos anos, como resultado do empenho de artistas em dar mais visibilidade a essas manifestações culturais, classificadas como periféricas.

Ficha Técnica:

Apresentação: Nara Lacerda
Roteiro: Geisa Marques
Edição e produção: Lucas Weber, Daniel Lamir e Douglas Matos
Trabalhos técnicos: André Paroche, Adilson Oliveira e Lua Gatinoni
Supervisão: Rodrigo Gomes
Coordenação: Camila Salmazio
Direção: Nina Fideles
Apoio: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto em Destaque: Prefeitura de São Sebastião