Na edição desta quinta-feira (26) do programa Bem Viver o tema principal é desnutrição. O assunto, infelizmente, veio à tona por conta das severas imagens que viralizaram na internet sobre a situação que parte da população yanomami está vivendo em Roraima.

A especialista Maria Alvin, nutricionistas, que atua no Nupens (Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde), da Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo), explica que a “desnutrição é uma doença clínica e social e multifatorial.”

Isso significa, segundo a especialista, que as raízes da doença vêm da pobreza e de um vazio de assistência do Estado. E a pobreza é o principal fator que desencadeia a desnutrição”

“Existe uma classificação que dispõe a nutrição em grave, moderada ou grave. Isso acontece a partir  de uma medição feita com o peso da pessoa e altura dela.”

A nutricionista reforça que essa metodologia é aplicada para adultos. “Já para crianças a gente avalia de forma diferente, lendo uma curva do desenvolvimento  da criança”

Ficha Técnica:

Apresentação: Nara Lacerda
Roteiro: Geisa Marques
Edição e produção: Lucas Weber, Daniel Lamir e Douglas Matos
Trabalhos técnicos: André Paroche, Adilson Oliveira e Lua Gatinoni
Supervisão: Rodrigo Gomes
Coordenação: Camila Salmazio
Direção: Nina Fideles
Apoio: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto em Destaque:  Agência Brasil