O povo brasileiro entregou a faixa ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, empossado ontem (1º) para seu terceiro mandato. Lula subiu a rampa acompanhado de oito pessoas representando a imensa diversidade da população. Estima-se que 300 mil pessoas circularam na Esplanada dos Ministérios e na Praça dos Três Poderes, em todo entorno onde ocorreu a cerimônia.

Lula fez dois discursos: um no Congresso, após ser empossado, e outro no parlatório do Palácio do Planalto. Em suas falas, destacou que agora, superado o governo de aspirações autoritárias e fascistas, o lema deve ser “democracia sempre”.

Em frente à multidão, o presidente empossado se emocionou ao falar da situação de fome que o país enfrenta hoje. Lula também comentou sobre a importância de combater desigualdades e defendeu a criação ou recriação de alguns ministérios, como Igualdade Racial, Povos Originários e Mulheres. E também defendeu a revogação da liberação de acesso a armas e do Teto de Gastos.

O programa Bem Viver desta segunda sai de Brasília e vai para a Amazônia, mais precisamente em Santarém, no oeste do Pará, apresentar uma iniciativa incrível do povo Munduruku. No final do ano passado, vinte e três aldeias instituíram um coletivo para atuar com produtos da sociobiodiversidade amazônica na região do Alto Tapajós.

Ficha Técnica:

Apresentação: Lucas Weber
Roteiro: Lucas Weber
Edição e produção: Daniel Lamir e Douglas Matos
Trabalhos técnicos: André Paroche, Adilson Oliveira e Lua Gatinoni
Supervisão: Rodrigo Gomes
Coordenação: Camila Salmazio
Direção: Nina Fideles
Apoio: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto em Destaque: Carl de Souza/AFP