Movimentos populares do campo se colocaram à disposição do novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apresentando propostas para solucionar o problema que assola mais de 30 milhões de brasileiros e brasileiras: a fome. Desde a campanha eleitoral, o agora presidente afirma repetidamente que essa é a grande prioridade da atual gestão. E essa é uma questão que deve ser trabalhada intersetorialmente, ou seja, no âmbito de diversas áreas.

As ações passam pela concessão de benefícios como o Bolsa Família, mas também por programas para a produção de alimentos. É nesse ponto que aparece a figura dos movimentos populares do campo. Para essas organizações, a garantia da segurança alimentar está diretamente ligada à promoção da reforma agrária, com distribuição de terras para produzir comida saudável para a população. O programa Bem Viver ouviu várias lideranças para entender as propostas.

O programa desta sexta-feira também mostra como o funk respira a complexidade da sociedade brasileira como poucas manifestações culturais. Se hoje o gênero vive a consagração internacional, com premiações extremamente relevantes e é aplaudido como trilha sonora do esporte, são constantes os casos de perseguição a funkeiros e aos bailes que acontecem nas quebradas do país. E da primeira reunião de Luiz Inácio Lula da Silva com sua equipe de 37 ministros e ministras.

Ficha Técnica:

Apresentação: Daniel Lamir
Roteiro: Geisa Marques
Edição e produção: Daniel Lamir e Douglas Matos
Trabalhos técnicos: André Paroche, Adilson Oliveira e Lua Gatinoni
Supervisão: Rodrigo Gomes
Coordenação: Camila Salmazio
Direção: Nina Fideles
Apoio: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto em Destaque: Agência Brasil