• Post author:

O combate à fome no brasil é urgente. E esse foi o principal compromisso assumido pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É um desafio grande, que depende de propostas, investimentos e políticas permanentes para que esse problema seja superado.  A boa notícia é que o governo tem o apoio de movimentos populares e organizações respeitadas, que têm o mesmo objetivo em comum. Uma delas é a Articulação Nacional de Agroecologia.

A questão da alimentação passa também por outros fatores menos lembrados, como, por exemplo, a garantia do acesso à água potável para as famílias. É o que defende a ex-presidenta do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Maria Emília Pacheco, que é integrante da ANA, e conversou sobre o assunto com o Programa Bem Viver.

“Uma pesquisa feita pela Rede Brasileira de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional mostrou que a insegurança alimentar está muito associada à insegurança hídrica. Elas se conjugam em muitos lugares, como é o exemplo do semiárido brasileiro. Mas quero dizer que o semiárido é um lugar de muita potência. É um lugar de muita diversidade também. E o programa cisternas mostrou do que é capaz a população quando tem um apoio. É preciso, urgentemente, voltarmos a reconstituir o programa 1 Milhão de Cisternas”, defendeu.

Ficha técnica:

Apresentação: Nara Lacerda
Roteiro: Geisa Marques
Edição e produção: Lucas Weber, Douglas Matos e Daniel Lamir
Trabalhos técnicos: André Paroche, Adilson Oliveira e Lua Gatinoni
Supervisão: Rodrigo Gomes
Coordenação: Camila Salmazio
Direção: Nina Fideles
Apoio: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto em destaque: Giorgia Prates