A edição do programa Bem Viver desta sexta-feira (8) aborda as invasões sofridas por povos originários na Terra Indígena (TI) Sepoti, no sul do Amazonas.

A safra de castanha da TI Sepoti fica menor a cada ano que passa. Principal fonte de renda do povo Tenharim, o extrativismo ajuda a manter a floresta em pé em pleno arco do desmatamento, mas está ameaçado pelas crescentes invasões.

Lideranças ouvidas pelo Brasil de Fato estimam até 50% dos castanhais manejados há mais de um século pelo povo já tenham sido “engolidos” por grileiros, madeireiros e pecuaristas, que atuam de forma ilegal dentro da TI, demarcada e homologada.

O Bem Viver desta sexta-feira também apresenta a segunda parte da série especial Infância minada: garimpos ilegais de ouro no Tapajós adoecem crianças ribeirinhas.

A maior parte dos garimpos da região se concentra no alto e no médio Tapajós, onde está localizado o município de Itaituba, um dos maiores produtores de ouro ilegal do país. O prefeito do município, o cearense Valmir Climaco de Aguiar (MDB), é velho conhecido da Justiça devido a uma série de crimes ambientais. Ele aproveitou brechas na legislação estadual para transformar Itaituba na “Capital da Pepita”, às custas da devastação do Tapajós.

Ficha técnica:

Apresentação: Nara Lacerda
Roteiro: Geisa Marques
Edição e produção: Lucas Weber, Douglas Matos, Daniel Lamir
Trabalhos técnicos: Emerson Ramos, Adilson Oliveira e Lua Gatinoni
Supervisão: Rodrigo Gomes
Coordenação: Camila Salmazio
Direção: Nina Fideles
Apoio: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto em destaque: Carlos Fabal/AFP