• Post author:

Ao ir a um restaurante, tem se tornado cada vez mais comum encontrar um cardápio virtual. Para acessar, é necessário um celular e conexão com a internet. Dois recursos que nem todas as pessoas têm em mãos. O Projeto de Lei 3846/2021, de autoria do deputado federal André Fufuca (PP-MA), aprovado em abril desse ano, quase levou essa situação para as bulas de medicamentos.

O projeto previa a extinção da bula em papel, com a colocação de um QRCode na caixa do medicamento, para acessar as informações na internet, ignorando que cerca de 35 milhões de brasileiros não têm acesso à internet e poderiam ficar sem informações sobre o uso dos medicamentos. E só foi barrado por muita mobilização.

Na avaliação do advogado Alexandre Moraes, da Abigraf, em entrevista ao Programa Bem Viver, o fim da bula impressa exclui milhões de pessoas de um uso consciente dos medicamentos, colocando as pessoas em risco. E, além do problema de acesso às informações sobre o medicamento, como forma de uso, riscos e efeitos adversos, Moraes destaca que não há segurança sobre como os dados serão utilizado.

“Quando você consome dados, você também fornece dados. No momento que eu acesso o QRCode de uma bula de medicamento, eu forneço a informação de consumidor desse medicamento. Ninguém abordou de que forma essa informação será usada. Será que no futuro os planos de saúde poderão ter acesso a essas informações? Será que isso é interessante?”, questiona.

O programa Bem Viver desta segunda também destaca os temas que devem ser os primeiros alvos do “revogaço” ambiental indicado pela equipe de transição do futuro governo Lula: desmatamento, multas ambientais e garimpo ilegal. E apresenta um modelo de horta em espiral que pode ser adequado a ambientes com pouco espaço. E, no quadro Mosaico Cultural, uma iniciativa criada por coletivos e artistas do Maranhão para divulgar a arte maranhense.

Ficha Técnica:

Apresentação: Nara Lacerda
Roteiro: Geisa Marques
Edição e produção: Lucas Weber, Douglas Matos e Daniel Lamir
Trabalhos técnicos: André Paroche, Adilson Oliveira e Lua Gatinoni
Supervisão: Rodrigo Gomes
Coordenação: Camila Salmazio
Direção: Nina Fideles
Apoio: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto em Destaque: Exército Brasileiro