As eleições deste ano ganharam um apoio para combater uma deficiência histórica da política brasileira: a inclusão da comunidade surda dentro de espaços de poder. A iniciativa Política em Libras, criada pelo jornalista, professor e intérprete de Libras, Rodrigo Souza, proporciona um movimento inédito no país ao oferecer ao público uma canal que visibilize as candidaturas de pessoas surdas. Além de ser um meio informativo sobre este universo.

“Hoje no Brasil não temos pessoas surdas na Câmara Federal ou Senado Federal. Temos, mas ainda é muito pouco, vereadores surdos nas cidades”, explica Rodrigo Souza, em entrevista ao programa Bem Viver desta quarta-feira (28), da Rádio Brasil de Fato.

Para explicar por que isso é prejudicial, ele cita um lema utilizado por diferentes coletivos formados por pessoas com deficiência: “nada sobre nós, sem nós”. Segundo Souza, existem muitos casos de políticos que se apropriam da luta da comunidade surda para angariar votos, mas não levam as demandas à frente ao assumir os cargos.


Ficha técnica:

Apresentação: Nara Lacerda

Roteiro: Lucas Weber

Edição e produção: Geisa Marques,  André Paroche, Lua Gatinoni e Adilson Oliveira

Supervisão: Rodrigo Gomes

Coordenação: Camila Salmazio

Direção: Nina Fideles

Apoio: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato

Foto em destaque: José Cruz/Agência Brasil