O desmonte de políticas públicas federais de apoio à agricultura familiar e à agroecologia deve ser analisado diante da realidade de 33,1 milhões de pessoas em situação de fome no país, apontada pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Penssan). Essa reivindicação vem ecoando nas pautas de movimentos populares e redes que atuam no setor.

Para a agrônoma Flávia Londres, integrante integrante da secretaria executiva da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), além dos contextos de pandemia de covid-19 e crise econômicas, há uma política intencional desconsiderando a efetividade de importantes ações no setor que impactam no quadro de insegurança alimentar. Ela exemplifica com os cortes no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e chamadas de Assistência Técnica e Extensão Rural com enfoque agroecológico.

Confira também

Reportagem especial do Brasil de Fato mostra como vivem trabalhadores demitidos pela Lava Jato em Pernambuco. O cenário encontrado pelo repórter Pedro Stropasolas é de dívidas, moradias precárias, desalento e gente sobrevivendo com empregos informais. Histórias de trabalhadores que viveram a euforia da construção do Estaleiro Atlântico Sul e da Refinaria Abreu e Lima e que, de repente, perderam seus postos de trabalho.

Ficha técnica:

Apresentação: Daniel Lamir

Roteiro: Lucas Weber

Edição e produção: Letícia Holanda,  André Paroche, Lua Gatinoni e Adilson Oliveira

Supervisão: Rodrigo Gomes

Coordenação: Camila Salmazio

Direção: Nina Fideles

Apoio: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato

Foto em destaque: Giorgia Prates