A edição desta quarta-feira (31) do programa Bem Viver conta sobre a mobilização de comunidades de Fundo e Fecho de Pasto no Oeste da Bahia que estão lidando com ameaças de latifundiários da região.

Recentemente, as comunidades foram incluídas em discussões com representantes da União Europeia sobre a lei que pretende proibir a importação de alimentos e produtos com origem em áreas desmatadas.

Há mais de um século, comunidades de Fundo e Fecho de Pasto são responsáveis por dar continuidade às práticas de criação de rebanhos livres e plantio sustentável em terras de uso comum, com respeito aos processos de desenvolvimento da biodiversidade da região.

Aliene Barbosa, representante da comunidade de Brejo Verde e Tarto, foi uma das incluídas nesta mobilização com parlamentares da União Europeia. Ela relatou que a sensibilidade demonstrada às questões das comunidades tradicionais foi além do que costumam demonstrar políticos do próprio Brasil.

“Nós contamos um pouco da nossa história centenárias, que veio dos antepassados. Estamos aqui hoje vivendo, mas de uma forma muito violenta. Estamos imprensados. Com a chegada do agronegócio na nossa região, as comunidades foram recuando. Hoje estamos centralizados em uma pequena área, onde estamos lutando para preservar nossa cultura e o meio ambiente. Não há devastação, não há desmatamento onde essas comunidades vivem. Onde existe cerrado em pé aqui na Bahia é onde estão essas comunidades.”

Ficha técnica:
Apresentação: Nara Lacerda
Roteiro: Geisa Marques
Edição e produção: Lucas Weber, André Paroche e Lua Gatinoni
Supervisão: Rodrigo Gomes
Coordenação: Camila Salmazio
Direção: Nina Fideles.
Apoio: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto em destaque: Joel Silva