Na edição desta segunda-feira (22) do programa Bem Viver conta sobre a campanha do Observatório do Clima de combate a fake news relacionadas à Amazônia, ao desmatamento ilegal e o uso de agrotóxicos.

Desde 2019, a ONG colocou no ar a plataforma de checagem de informação apelidada de Fakebook. No entanto, a partir deste mês a proposta ganhou um reforço para dar conta de toda desinformação que vai circular neste período de eleições.

Em entrevista ao Bem Viver, Claudio Angelo, coordenador de comunicação do Observatório do Clima, explica que a campanha é importante, inclusive, para a população ter dimensão da capacidade que o país tem de preservação da Amazônia.

“Em vez de olhar pro futuro, a gente tem que recuperar o nosso passado recente. É mais difícil, mas a boa notícia é que a gente tem ciência pra isso, tem recurso pra isso, tem tecnologia pra isso. Além de uma sociedade civil completamente capacitada.”

Claudio Angelo reforça que recentemente, em 2012, o Brasil tinha a perspectiva de controlar os crimes ambientais na região. Portanto, o especialista defende que o país “tem tudo pra zerar o desmatamento no Brasil”

Ficha técnica:
22-08-22 – PROGRAMA BEM VIVER
Veículo – Rádio Brasil de Fato
Tempo: 01:00:33
Apresentação: Nara Lacerda
Roteiro: Lucas Weber
Edição e produção:  Geisa Marques, André Paroche, Adilson Oliveira e Lua Gatinoni
Supervisão: Rodrigo Gomes
Coordenação: Camila Salmazio
Direção: Nina Fideles.
Apoio: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto em destaque: Vinicius Mendonça/ Ibama