A edição desta terça-feira (2) do programa Bem Viver segue o debate sobre os resultados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no último mês.

O foco foi entender os aspectos de alimentação divulgados pelo Instituto. O Brasil de Fato conversou com a nutricionista Bruna Hassen, integrante da ACT Promoção em Saúde e doutora em Saúde Coletiva na área de Epidemiologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

“A gente percebeu que houve redução em refrigerantes e guloseimas, mas o consumo ainda é elevado. Mais de 40% dos escolares do 9º ano referiram o consumo de doces e 50% de refrigerantes. Isso são dados de 2019 “, defende a nutricionista.

A especialista também avaliou os efeitos esperados pela nova regulamentação das embalagens de produtos alimentícios, aprovada em 2020 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que só entrará oficialmente em vigor a partir de outubro deste ano.

“A nossa avaliação é: temos um avanço? temos um avanço. Temos mais clareza na tabela nutricional, um rótulo frontal. Mas algumas escolhas não foram as ideias. Por exemplo, a adoção da modalidade ‘lupa’ para destacar alimentos em excesso nunca foi testada. O ideal seria o triângulo “, finaliza a especialista.

Ficha técnica 

Apresentação: Nara Lacerda
Roteiro: Lucas Weber
Edição e produção:  Geisa Marques, Douglas Matos e Daniel Lamir
Trabalhos técnicos: André Paroche, Adilson Oliveira e Lua Gatinoni
Coordenação: Camila Salmazio
Direção: Nina Fideles.
Apoio: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto: Agência Brasil