A edição desta quarta-feira (17) do programa Bem Viver traz os novos capítulos da campanha Brasil Sem Veneno, uma iniciativa dos veículos de jornalismo investigativo De Olhos Nos Ruralistas e O Joio e o Trigo.

O projeto reúne diversas reportagens e estudos que detalham como a influência do agronegócio no Brasil é a responsável pela flexibilização de legislações ambientais e abertura da porteira para a chegada de milhares de novos agrotóxicos no país.

Um dos destaques da campanha são as denúncias de pesquisadores e pesquisadoras tiveram trabalhos censurados ou boicotados após a publicação de estudos que denunciam os malefícios dos agrotóxicos para a saúde humana e meio ambiente.

“O modelo do agrotóxico é violento, a estrutura desse modo de produção é violenta. É o capitalismo no campo, com todos os equipamentos desenvolvidos para que seja o mais lucrativo possível, o que significa mais predatória possível. E essa pesquisadoras incomodam o capital, contestam essa modo de produção”, define o jornalista Alceu Castilho, que coordena Brasil Sem Veneno e atua no De Olho Nos Ruralistas.

 

Ficha técnica:

Apresentação: Nara Lacerda
Roteiro: Geisa Marques
Edição e produção: Lucas Weber, Douglas Matos e Daniel Lamir
Trabalhos técnicos: André Paroche, Adilson Oliveira e Lua Gatinoni
Coordenação: Camila Salmazio
Direção: Nina Fideles.
Apoio: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto:  Fernando Frazão/ Agência Brasil