Bem Viver desta terça-feira (26) coloca luz no estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado neste mês sobre as condições de saúde de crianças e adolescentes no ambiente escolar. O trabalho é o resultado de quatro edições da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense) realizadas ao longo da última década.

Um dos focos do trabalho do IBGE foi a análise sobre a relação do tabagismo com o público escolar. A proporção de estudantes que consumiram cigarros, ao menos em um ou dois dias, nos 30 dias antes da pesquisa caiu de 16,8% em 2009 para 13% em 2019.

Por outro lado, o cigarro eletrônico “precisa ser olhado com cuidado. Não se sabe ao certo os efeitos dele e determinadas funcionalidades. A gente se preocupa demais, porque ele tem um apelo enorme no público jovem”, afirma a especialista Mariana Pinho, coordenadora do Projeto Tabaco da ACT.

Ela é mestra em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e liderança em controle do tabaco pela universidade estadunidense Johns Hopkins.

Ficha técnica 

Apresentação: Nara Lacerda
Roteiro: Geisa Marques
Edição e produção:  Lucas Weber, Douglas Matos e Daniel Lamir
Trabalhos técnicos: André Paroche, Adilson Oliveira e Lua Gatinoni
Coordenação: Camila Salmazio
Direção: Nina Fideles.
Apoio: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto: USP Imagens