O programa Bem Viver desta terça-feira (23) realça a herança cultural e natural do babaçu para o Brasil. Essa árvore típica do chamado Meio-Norte brasileiro – zona de zona de transição entre as regiões amazônica e semiárida – fonte de azeite, carvão, sabonetes e até mesmo artesanatos.

O babaçu também garante o sustento de trabalhadoras conhecidas como “quebradoras de coco”, responsáveis por extrair o material oleaginoso do interior da casca. Outra espécie vegetal em destaque é o buriti. No quadro Mosaico Cultural, o destaque é para os brinquedos feitos de miriti, a fibra do buritizeiro. A tradição artística paraense com os brinquedos de miriti retrata a diversidade da flora e fauna amazônica de forma sustentável.

A edição ainda conta com o resgate de uma entrevista exclusiva com a pesquisadora Larisssa Bombardi, especialista em agrotóxicos. Recentemente, ela anunciou sua saída do país devido as ameaças que vinha sofrendo.

Bem Viver ainda falou sobre o aumento dos casos de insônia no período de pandemia e como driblar as noites de sono ruim.