Nesta manhã desta segunda-feira (11), a edição do programa Bem Viver destaca o projeto de renda mínima aprovado pela prefeitura de Belém, capital do estado do Pará. O programa denominado Bora Belém visa atender, em primeiro momento, 9 mil pessoas que já fazem parte do Cadastro Único (CAD Único).Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 39% da população de Belém do Pará vive com até meio salário mínimo por mês, o que corresponde a mais de 400 mil pessoas que vivem com cerca de R$ 550.

Para atualizar você acerca da pandemia do coronavírus, a médica  de família e comunidade Fernanda Americano Freitas Silva, da Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares, participa do quadro  A Covid-19 na Semana. No bate-papo, Fernanda realiza um adendo sobre os resultados dos testes realizados com a CoronaVac, imunizante produzido pelo Instituto Butantã em parceria com o laboratório chinês SinoVac no Brasil. A médica também apresenta quais são os desafios para a execução da imunização em massa pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Com a chegada do verão, o programa Bem Viver reforça a importância dos cuidados em relação à dengue. A regra é clara: não deixe nenhum recipiente com água parada. Vale reforçar que o mosquito da dengue (Aedes aegypti) é altamente capaz de se reproduzir em locais muito pequenos, como até mesmo, pratos com plantas ou uma tampinha de  garrafa com água parada. Portanto, o indicado é estar atento também com os locais que não estão a vista recorrente, como por exemplo, a tampa da caixa d’ água.

Em meio ao agravamento dos óbitos por covid-19 no Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) será realizado neste final de semana, no domingo (17). A expectativa é que quase 6 milhões de jovens realizem as provas, que irão durar mais de 5 horas. Temendo as consequências de tais aglomerações, entidades estudantis estão propondo alternativas para o momento. Além do risco de ampla contaminação, o exame será marcado como a prova com maior desigualdade em relação à preparação dos candidatos.