O programa Bem Viver desta sexta-feira (04) aborda a caatinga, bioma exclusivamente brasileiro, localizado no nordeste do país. A caatinga possui uma riqueza natural ampla, repleta de variedades de espécies nativas e biodiversidade única.

O presidente do Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste e pós-doutor em biologia, Severino Ribeiro, alerta que “é importante que as pessoas entendam que queimar florestas, queimar ecossistemas vegetais, é basicamente reduzir a quantidade de água e formação de solos para a produção de alimentos pela agricultura. Além dos impactos para toda a biodiversidade”.

Por outro lado, a edição traz um exemplo de preservação da mata atlântica. O quadro Momento Agroecológico apresenta a produção do chocolate Terra Vista, feito por famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Arataca (BA). O alimento une sabor com a produção sustentável no assentamento Terra Vista, localizado no sul da Bahia.

Ainda no tema do alimento saudável, o coletivo de Cultura do MST de Minas Gerais compartilha uma receita simples, mas que pode ajudar bastante a encarar a quarentena. É o biscoito de fubá.