O programa Bem Viver desta terça-feira (10) aborda a dimensão política da agroecologia, baseada nas relações justas e solidárias entre sociedade, economia e natureza. Enquanto bandeira de luta de movimentos populares, a agroecologia se contrapõe ao modelo do agronegócio.

No quadro Repórter SUS, o destaque é a saúde mental dos trabalhadores no Brasil e na Espanha. Uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Universidade de Valência, da Espanha, aponta que cerca de 55% dos trabalhadores de serviços essenciais no Brasil apresentaram sintomas de depressão durante a pandemia. O programa também registra a visita do juiz federal Antônio César Bochenek, da 2ª Vara Federal da Comarca de Ponta Grossa (PR), até o acampamento Maria Rosa do Contestado, em Castro (PR), na tarde da sexta-feira passada (6).

No quadro Alimento é Saúde, o repórter Daniel Lamir adentra nas letras da música Cajuína, cantada e interpretada por Caetano Veloso, em homenagem ao poeta Torquato Neto. Neste 10 de novembro, completam-se 48 anos da morte de Torquato. Quando vivo, o poeta participou da composição de diversas melodias do movimento tropicalista.