Uma reforma tributária que realmente mude e torne justo o sistema de impostos no Brasil precisa considerar que os impostos são um elemento importante para promover justiça social. E, por isso, estão inseridos diretamente no contexto da luta de classes. Essa é a avaliação de Dão Real Pereira dos Santos, vice-presidente do Instituto Justiça Fiscal.

Em participação no 7º episódio da terceira temporada do podcast Três por Quatro, Dão defende que o sistema tributário em qualquer país é uma fotografia. Ele mostra de forma muito clara a correlação de forças de uma sociedade, e é um instrumento para viabilização do Estado de bem-estar social.

Já João Pedro Stédile, liderança do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e comentarista do podcast Três por Quatro, destaca que os empresários brasileiros sempre reclamam dos impostos, mas quem paga de verdade são os trabalhadores.

O sistema tributário brasileiro, elaborado na Constituição Federal de 1988, vem há anos sofrendo desmontes. Já em 1989, ano seguinte à Constituição, os mais ricos se uniram e esvaziaram o principal instrumento de financiamento das políticas públicas: o Imposto de Renda (IR).

Ficha Técnica:

Apresentação: Nara Lacerda, Igor Carvalho
Comentários: João Pedro Stedile
Direção: Rodrigo Gomes
Produção: Letycia Holanda
Roteiro: Rodrigo Gomes e Letycia Holanda
Trilha sonora original: Alejandra Luciani
Trabalhos técnicos: Lua Gatinoni
Coordenação de Rádio: Camila Salmazio
Direção de jornalismo: Nina Fideles
Identidade visual: Mayara Fujitani
Arte episódio: Michael Gonçalves