Podcast: Play in new window | Download | Embed
Subscribe: RSS
A defesa da pauta de proteção do meio ambiente, em especial da Amazônia, e dos direitos dos povos originários deve ser central na construção de um projeto progressista de país. E o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não pode se abster de defender essa pauta. “Está faltando uma visão política da disputa do projeto. Veja bem o caso do meio ambiente. Nós temos que estabelecer uma norma clara. Nós não vimos tirar a agenda de meio ambiente e dos povos originários da pauta”, defendeu o ex-presidente do PT e ex-deputado federal, José Genoino, no quinto episódio da terceira temporada do podcast Três por Quatro.
Para Genoino, o Projeto de Lei 490, de 2007, que estabelece o Marco Temporal para a demarcação de terras indígenas, deve ser questionado “no limite do limite” e ter mobilizações dirigidas ao Supremo Tribunal Federal, ao Congresso Nacional, além de reuniões, plenárias e atos.
O ex-deputado lembrou, por exemplo, a questão da exploração de petróleo na foz do rio Amazonas, que causou divisão no governo e entre aliados. E defendeu que o governo Lula deve ter muita cautela e a proteção do meio ambiente e dos povos originários deve prevalecer.
“Ou nós incorporamos a agenda da transição ecológica do meio ambiente e da Amazônia em um projeto nacional ou então nós estamos derrotados. Nós não podemos ir pela onda produtivista de qualquer jeito. Eu defendi o projeto (da usina hidrelétrica de) Belo Monte. E foi um erro defender Belo Monte do jeito que estava. Ali tinha que ter negociado com os povos originários, com o meio ambiente. Tem que haver um estudo preciso, detalhado, técnico, sobre as possibilidades da pesquisa. Quais são as precauções e todas elas serem adotadas”, afirmou.
Ficha Técnica:
Apresentação: Nara Lacerda, Igor Carvalho
Comentários: João Pedro Stedile
Direção: Rodrigo Gomes
Produção: Letycia Holanda
Roteiro: Rodrigo Gomes e Letycia Holanda
Trilha sonora original: Alejandra Luciani
Trabalhos técnicos: Lua Gatinoni
Coordenação de Rádio: Camila Salmazio
Direção de jornalismo: Nina Fideles
Identidade visual: Mayara Fujitani
Arte episódio: Fernando Bertolo