Podcast: Play in new window | Download | Embed
Subscribe: RSS
“Adaptar uma obra é sempre um trabalho cirúrgico”, define Aldri Anunciação, ator, diretor, escritor, apresentador de TV e, agora, o responsável por transformar Torto Arado em obra de teatro.
O livro premiado de Itamar Vieira Junior, disponível em 24 países e com mais de 700 exemplares vendidos ou distribuídos, terá sua versão nos palcos a partir do primeiro trimestre de 2024.
O tempo ainda é longo, mas Aldri Anunciação já está com o projeto em andamento. Segundo o diretor, o momento é de “convocar as personagens do livro”.
“Eu to fazendo um convite para essa figuras que tão no Torto Arado para estarem presentes no palco. Nem todas estarão fisicamente, evidentemente, algumas apenas literalmente.”
O romance, publicado no Brasil pela editora Todavia, acompanha a história das irmãs Bibiana e Belonisia, no sertão da Bahia, tendo como elemento central o direito à terra, ao retratar um Brasil preso ao passado escravista.
As meninas são descendentes de quilombolas e crescem em uma comunidade de trabalhadores rurais, entre a rotina do campo, marcada pela servidão, e as tradições religiosas afro-brasileiras. Ainda na infância, um acidente com uma faca, narrado no primeiro capítulo, as torna intimamente ligadas.
O livro, que traz influências de romances ambientados no Nordeste brasileiro, de romancistas como Rachel de Queiroz, Jorge Amado, José Lins do Rego, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, além do poeta João Cabral de Melo Neto, reúne acúmulos da trajetória de 15 anos de Itamar como servidor público do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), órgão responsável pela condução da reforma agrária no país, que encontra-se paralisada atualmente.
Aldri Anunciação é autor do livro Namíbia, não!, que no ano passado virou o filme Medida Provisória, dirigido por Lázaro Ramos.
Ficha Técnica:
Apresentação: Lucas Weber
Roteiro: Geisa Marques
Edição e produção: Lucas Weber, Daniel Lamir e Douglas Matos
Trabalhos técnicos: André Paroche, Adilson Oliveira e Lua Gatinoni
Supervisão: Rodrigo Gomes
Coordenação: Camila Salmazio
Direção: Nina Fideles
Apoio: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto em destaque: Foto: Shai Andrade / Reprodução Facebook