Podcast: Play in new window | Download | Embed
Subscribe: RSS
A agroecologia é uma pauta do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e uma das principais apostas para o combate à fome no país. Nesta semana, representantes de diferentes ministérios e órgãos federais participaram de um seminário promovido pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), junto com organizações da sociedade civil, denominado “Direito Humano à Alimentação Adequada, Agroecologia e Saúde: políticas públicas de futuro”.
Durante o evento, o Ministério do Desenvolvimento Agrário confirmou que, em maio, será lançado um programa nacional voltado para estimulo à produção de alimentos saudáveis. A política deve ser anunciada junto com a apresentação do Plano Safra deste ano, de acordo com a secretária-executiva da pasta, Fernanda Machiavelli.
O presidente da Fiocruz, Mario Moreira, afirmou, também, que a agroecologia estará no centro de ações da Fundação e que atuará em parceria com o governo federal nesse sentido.
“Nosso objetivo era apresentar soluções integradas. Por isso chamamos diferentes ministérios, não apenas do Desenvolvimento Agrário. Participaram da Saúde, Educação, Igualdade Racial, Povos Indígenas entre outros”, afirma André Burigo, da Agenda de Saúde e Agroecologia da Fiocruz, em entrevista ao Bem Viver na edição desta quinta-feira (30).
O evento, realizado na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz, no Rio de Janeiro (RJ), foi protagonizado pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), em parceria com a Fiocruz.
Por parte do governo, também compareceu o diretor-presidente da Conab, Companhia Nacional de Abastecimento, Silvio Porto; e a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lilian Rahal.
Ficha Técnica:
Apresentação: Lucas Weber
Roteiro: Geisa Marques
Edição e produção: Lucas Weber, Daniel Lamir e Douglas Matos
Trabalhos técnicos: André Paroche, Adilson Oliveira e Lua Gatinoni
Supervisão: Rodrigo Gomes
Coordenação: Camila Salmazio
Direção: Nina Fideles
Apoio: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto em Destaque: divulgação MST