Podcast: Play in new window | Download | Embed
Subscribe: RSS
A folia do Carnaval não pode impedir a população de perceber e denunciar mazelas sociais que se expandem neste período, alerta o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI).
Neste ano, a organização lançou uma ação que busca alertar a população, principalmente, sobre violações de direitos, em especial, o trabalho infantil e a violência sexual, com ênfase na exploração sexual de crianças e adolescentes.
Com o slogan “Pule, brinque e cuide. Unidos pela proteção de crianças e adolescentes” a campanha apresenta orientações e alertas sobre: a prevenção e fiscalização a respeito da venda e consumo de álcool por crianças e adolescentes.
“Esse é um problema que atinge milhões de crianças e adolescente diariamente, e, agora, nessa época do ano, a gente tem uma preocupação maior por conta de desaparecimentos e da exploração do trabalho infantil”, explica Katerina Volcov, secretária executiva do FNPETI, que integra a Campanha com a Rede ECPAT Brasil e com o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
A pesquisadora lembra de outros riscos que crianças e adolescentes são expostos neste período do ano, como, por exemplo, o uso de drogas que tem um expressivo aumento por parte da população no geral. Além disso, Volcov teme pelos desaparecimentos.
“É comum crianças se perderem dos pais e responsáveis, então o ideal é que crianças tenham um crachá de identificação para ajudar em situações do tipo”, complementa a pesquisadora.
Ficha Técnica:
Apresentação: Nara Lacerda
Roteiro: Geisa Marques
Edição e produção: Lucas Weber, Daniel Lamir e Douglas Matos
Trabalhos técnicos: André Paroche, Adilson Oliveira e Lua Gatinoni
Supervisão: Rodrigo Gomes
Coordenação: Camila Salmazio
Direção: Nina Fideles
Apoio: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto em Destaque: Bruno Cecim / Ag.Pará