Na edição desta terça-feira (25), o programa Bem Viver foi entender o que significam os mais de 400 mil documentos de titulação expedidos para famílias propagandeados pelo atual governo.

O número, apresentado e recorrentemente propagado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), refere-se ao período entre janeiro de 2019 e agosto de 2022, em assentamentos da reforma agrária e áreas públicas passíveis de regularização fundiária.

No entanto, para a geógrafa Yamila Goldfarb “o governo Bolsonaro está, na verdade, mentindo.”

A especialista, que é vice-presidenta da Associação Brasileira de Reforma Agrária, explica que está sendo feita uma confusão de termos.

“Na política de reforma agrária tem vários tipos de títulos. Ele [Bolsonaro] pega todos os títulos de concessão de uso, que de fato precisam ser renovados de tempos em tempos – ou seja, famílias que foram assentadas em outros governos e precisam dessa renovação – e afirma que foi feito dele”, aponta Goldfarb

Outro erro que a geógrafa aponta é que o governo está assumindo que esses mais de 400 mil títulos são de domínio. Mas, segundo a especialista, somente 36 mil é que são de fato título de domínio, que a família fica sendo proprietária. “Tem uma grande fantasia. Um uso muito inadequado”.

Ficha técnica:

Apresentação: Nara Lacerda

Roteiro: Geisa Marques

Edição e produção: Lucas Weber, André Paroche, Lua Gatinoni e Adilson Oliveira

Supervisão: Rodrigo Gomes

Coordenação: Camila Salmazio

Direção: Nina Fideles

Apoio: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato

Foto em destaque: Divulgação MST