• Post author:

A Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) elaborou um mapa interativo que mostra onde as iniciativas agroecológicas estão amparadas por leis, em estados e municípios. De norte a sul do Brasil, foram mapeadas 487 políticas públicas que atuam direta ou indiretamente para fortalecer a agroecologia.

O objetivo desse material didático é servir como subsídio dos debates e ações de mobilização nos territórios, sempre lembrando que não se trata apenas de apoiar a produção de alimentos saudáveis, mas também de garantir proteção às mulheres agricultoras, combate ao desmatamento, à fome, entre outras ações.

Em entrevista ao Programa Bem Viver, Sarah Luiza Moreira, integrante do grupo de trabalho de mulheres da ANA, defendeu, por exemplo, que o poder público deve atuar para garantir o amplo acesso ao consumo de alimentos agroecológico, com políticas para apoiar a distribuição e acesso aos alimentos, com transporte, com estrutura de feiras agroecológicas.

“A gente fala muito da importância dos circuitos curtos de comercialização. Quanto mais próximo a produção e o consumo, mas fácil de garantir que o consumo desse alimento saudável não fique só na mão de quem tem dinheiro, não seja uma produção para a elite. A gente quer que todo mundo mesmo tenha condições de consumir alimentos saudáveis”, disse Sarah. 

Ficha técnica:

Apresentação: Nara Lacerda

Roteiro: Lucas Weber

Edição e produção: Geisa Marques,  André Paroche, Lua Gatinoni e Adilson Oliveira

Supervisão: Rodrigo Gomes

Coordenação: Camila Salmazio

Direção: Nina Fideles

Apoio: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato

Foto em destaque: Rede Espaço Agroecológico/ANA