Podcast: Play in new window | Download | Embed
Subscribe: RSS
Para a ex-ministra Matilde Ribeiro, os desafios da atual gestão do governo Lula são tão grandes ou até maiores do que quando iniciou seu mandato em 2003.
À frente da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial por seis anos, Ribeiro defende que desde o golpe contra a ex-presidenta Dilma Rousseff, em 2016, a população vive uma “descrença” em políticas públicas de inclusão.
“Nós temos que afirmar que houve um golpe no Brasil e que esse golpe tem ressonância nos nossos dias. Houve uma baixa, houve um descrédito em relação a políticas de cunho democrático popular e de inclusão, e retomar essa agenda, reaquecê-la, acho que é tão mais difícil do que iniciar”, diz em entrevista ao programa Bem Viver de terça-feira (4).
Segundo a ex-ministra, o grande êxito da sua gestão foi conseguir ampliar a compreensão nacional da necessidade do país ter políticas de combate ao racismo.
“Cada momento histórico tem os seus desafios. Lá nos início dos anos 2000, o nosso grande desafio era ainda registrar na agenda governamental, na agenda do Estado brasileiro, de que o racismo existe e de que é preciso ter políticas para o enfrentamento ao racismo”, explica Ribeiro que atualmente é professora Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
Na entrevista, a ex-ministra avalia a gestão de sua sucessora, Anielle Franco, e fala dos desafios para o país implementar a lei que garante o ensino de história afro-brasileira nas escolas.
Campanha
Aqui, a luta é pauta!_
Há mais de duas décadas, construímos uma visão popular do Brasil e do mundo a partir do conhecimento jornalístico. Nosso trabalho alia rigor na apuração ao interesse público. Não temos medo de dizer: aqui, a luta é pauta.
O jornalismo do Brasil de Fato sempre esteve em defesa da classe trabalhadora. Estamos ao lado daqueles e daquelas que sabem que outro mundo é possível. Esse mundo está em plena construção nas experiências de reforma agrária, nos saberes ancestrais dos povos e territórios, na agroecologia, na organização popular e no combate às desigualdades.
Mas para que essas notícias cheguem longe, precisamos de você. Nosso jornalismo de visão popular não anda só.
Vem com a gente nessa luta?
_ Apoie. Leia. Lute.
Receba notícias no seu e-mail:
Assine a NewsLetter do Brasil de Fato.
Ficha técnica:
05-02-25- PROGRAMA BEM VIVER
Veículo – Rádio Brasil de Fato
Tempo: 01:00:12
Apresentação: Daniel Lamir
Roteiro: Daniel Lamir
Edição e Produção: Douglas Matos e Daniel Lamir
Trabalhos técnicos: Lua Gatinoni, Adilson Oliveira e Andre Paroche
Coordenação de Áudio e Vídeo: Monyse Ravena
Direção de programas de Áudio: Camila Salmazio
Direção Executiva: Nina Fideles
Apoio: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom