Podcast: Play in new window | Download | Embed
Subscribe: RSS
Nesta semana, após a divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), muitas críticas à educação brasileira, especialmente à pública, foram feitas pelo fato do desempenho dos alunos na redação ter sido o mais baixo em dez anos.
Foram 12 redações com nota máxima, sendo uma única escrita por estudante de colégio do Estado.
Para o professor e pesquisador Daniel Cara, a crítica está atingindo o alvo errado. O especialista defende que, nos últimos anos, “se criou uma lógica da redação perfeita, quase como um algoritmo, se você cumprir determinados critérios, você tem uma redação perfeita”.
“Hoje, os pré-vestibulares, os cursinhos populares, influenciadores de internet em relação aos vestibulares estão decifrando o algoritmo. O Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira] foi subindo o grau de exigência na correção das redações do Enem”, explica o professor em entrevista ao programa Bem Viver desta sexta-feira (17).
Campanha
Aqui, a luta é pauta!_
Há mais de duas décadas, construímos uma visão popular do Brasil e do mundo a partir do conhecimento jornalístico. Nosso trabalho alia rigor na apuração ao interesse público. Não temos medo de dizer: aqui, a luta é pauta.
O jornalismo do Brasil de Fato sempre esteve em defesa da classe trabalhadora. Estamos ao lado daqueles e daquelas que sabem que outro mundo é possível. Esse mundo está em plena construção nas experiências de reforma agrária, nos saberes ancestrais dos povos e territórios, na agroecologia, na organização popular e no combate às desigualdades.
Mas para que essas notícias cheguem longe, precisamos de você. Nosso jornalismo de visão popular não anda só.
Vem com a gente nessa luta?
_ Apoie. Leia. Lute.
Receba notícias no seu e-mail:
Assine a NewsLetter do Brasil de Fato.
Ficha técnica:
17-01-25- PROGRAMA BEM VIVER
Veículo – Rádio Brasil de Fato
Tempo: 01:00:00
Apresentação: Lucas Weber
Roteiro: Daniel Lamir
Edição e Produção: Douglas Matos e Daniel Lamir
Trabalhos técnicos: Lua Gatinoni, Adilson Oliveira e Andre Paroche
Coordenação de Áudio e Vídeo: Monyse Ravena
Direção de programas de Áudio: Camila Salmazio
Direção Executiva: Nina Fideles
Apoio: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil