Podcast: Play in new window | Download | Embed
Subscribe: RSS
O ano de 2025 começou ainda com incertezas sobre o que esperar sobre o clima. O professor e cientista José Marengo, especialista sobre aquecimento global, alerta que o Brasil não está mais sob efeitos do fenômeno El Niño, mas ainda não se sabe se ele será substituído pela La Niña, o fenômeno inverso.
“El Niño significa que há o aquecimento das águas superficiais do oceano Pacífico, que traz seca para Amazônia e chuva para o Sul do Brasil. Era isso que estava acontecendo desde 2023 e terminou em meados de 2024”, explica Marengo que é coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Em entrevista ao programa Bem Viver desta segunda-feira (6), o professor explica que será necessário esperar até o fim de janeiro para entender a intensidade da La Niña, que por sua vez consiste no resfriamento anormal do oceano Pacífico.
“Existe essa preocupação porque, atualmente, nós temos seca na Amazônia, então ter uma La Niña poderia aliviar essa situação, mas isso é discutível”, pondera. Para o professor, o Sul e o Norte do Brasil devem receber mais atenção no que diz respeito à climatologia e, principalmente, prevenção de desastres. “Essas duas regiões merecem toda nossa atenção: Sul do Brasil e a Amazônia. Dependendo da intensidade da La Niña a situação pode resolver em uma parte e piorar em outras”.
Campanha
Aqui, a luta é pauta!_
Há mais de duas décadas, construímos uma visão popular do Brasil e do mundo a partir do conhecimento jornalístico. Nosso trabalho alia rigor na apuração ao interesse público. Não temos medo de dizer: aqui, a luta é pauta.
O jornalismo do Brasil de Fato sempre esteve em defesa da classe trabalhadora. Estamos ao lado daqueles e daquelas que sabem que outro mundo é possível. Esse mundo está em plena construção nas experiências de reforma agrária, nos saberes ancestrais dos povos e territórios, na agroecologia, na organização popular e no combate às desigualdades.
Mas para que essas notícias cheguem longe, precisamos de você. Nosso jornalismo de visão popular não anda só.
Vem com a gente nessa luta?
_ Apoie. Leia. Lute.
Receba notícias no seu e-mail:
Assine a NewsLetter do Brasil de Fato.
Ficha técnica:
06-01-25- PROGRAMA BEM VIVER
Veículo – Rádio Brasil de Fato
Tempo: 01:00:08
Apresentação e roteiro: Afonso Bezerra
Edição e Produção: Douglas Matos e Daniel Lamir
Trabalhos técnicos: Lua Gatinoni
Coordenação de Áudio e Vídeo: Monyse Ravena
Direção de programas de Áudio: Camila Salmazio
Direção Executiva: Nina Fideles
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil