“Quando a gente vai observar, principalmente as periferias brasileiras, a gente vê justamente que é aliando luta e lantejoula que essas populações e grupos sobrevivem. Uma forma de fazer política [progressista] é observar esses grupos, as congadas, os maracatus, as rodas de samba, que são fenômenos criados por populações pretas e periféricas e que estão aí desde o período da escravidão, sobrevivendo. Essa sobrevivência não se dá se não tiver lantejoula”.

A ideia é da jornalista e professora Fabiana Moraes, que lançou recentemente o livro ‘Ter medo de que? Textos sobre luta e lantejoula’. A obra reúne textos publicados pela jornalista em algumas revistas e portais como o The Intercept Brasil, Gama e a revista Piauí. Em entrevista ao programa Bem Viver, Fabiana explica que a ideia por trás do título de seu novo livro remete à importância das festas e culturas populares na sobrevivência, especialmente dos mais vulneráveis.

Avaliando a atual situação política do país, Fabiana afirma que estamos vivendo um “terrorismo de mercado”. “A gente não pode deixar de observar como tem acontecido de maneira reiterada e canalha esse terrorismo de mercado, quando o país tem mostrado índices de controle de inflação, queda da pobreza e aumento de de número de pessoas empregadas. Tem esse sequestro dos agentes de mercado, muito inconformados com a questão do imposto de renda. O que está acontecendo agora, com as altas históricas do preço do dólar, isso é quase uma forma de produzir artificialmente uma supervalorização do preço dos alimentos, e isso é um efeito rebote de como a população vai ver esse governo”, defende.

Campanha

Aqui, a luta é pauta!_

Há mais de duas décadas, construímos uma visão popular do Brasil e do mundo a partir do conhecimento jornalístico. Nosso trabalho alia rigor na apuração ao interesse público. Não temos medo de dizer: aqui, a luta é pauta.

O jornalismo do Brasil de Fato sempre esteve em defesa da classe trabalhadora. Estamos ao lado daqueles e daquelas que sabem que outro mundo é possível. Esse mundo está em plena construção nas experiências de reforma agrária, nos saberes ancestrais dos povos e territórios, na agroecologia, na organização popular e no combate às desigualdades.

Mas para que essas notícias cheguem longe, precisamos de você. Nosso jornalismo de visão popular não anda só.

Vem com a gente nessa luta?
_ Apoie. Leia. Lute.

Receba notícias no seu e-mail:
Assine a NewsLetter do Brasil de Fato.

Ficha técnica:
02-01-25 – PROGRAMA BEM VIVER
Veículo – Rádio Brasil de Fato
Tempo: 01:00:10
Apresentação: Afonso Bezerra
Roteiro: Afonso Bezerra
Edição e Produção: Daniel Lamir, Lucas Weber e Mariana Rara.
Trabalhos técnicos: André Paroche, Lua Gatinoni e Adilson Oliveira
Direção de programas de Áudio: Camila Salmazio
Coordenação de Áudio e Vídeo: Monyse Ravena
Direção Executiva: Nina Fideles
Agradecimento: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto: Divulgação