À espera da demarcação do território, famílias do Quilombo do Cumbe, no litoral cearense, acumulam impactos pela instalação de um parque eólico na região. O empreendimento começou em 2008, já limitando o acesso da população local a espaços utilizados tanto para lazer, tradição religiosa, como para garantia de renda, por conta da atividade pesqueira e extrativista.

Localizado na cidade de Aracati (CE), o Quilombo é lar de mais de 100 famílias que já enfrentam, desde antes, impactos de outras iniciativas privadas, vinculadas ao turismo da região, internacionalmente conhecido, principalmente por conta da praia de Canoa Quebrada.

A situação que vem se tornando insustentável ganhou nova visibilidade, agora, com o lançamento do documentário Filhos do Vento, produzido pela dupla de jornalistas cearenses Rogério Bié e Euziane Bastos. 

“As famílias foram perdendo o contato com o manguezal, estamos falando de uma população formada marisqueiras, pescadores, a partir do momento que essas empresas e fazendeiros foram chegando no território”, relata Euziane Bastos, em entrevista ao programa Bem Viver desta sexta-feira (8).

O filme estará disponível de graça a partir deste sábado (9) pela plataforma Itaú Play.

Vem com a gente nessa luta?
_ Apoie. Leia. Lute.

Receba notícias no seu e-mail:
Assine a NewsLetter do Brasil de Fato.

Ficha técnica:
07-11-24 – PROGRAMA BEM VIVER
Veículo – Rádio Brasil de Fato
Tempo: 01:00:22
Apresentação: Lucas Weber
Roteiro: Daniel Lamir
Edição e Produção: Daniel Lamir e Rodrigo Gomes
Trabalhos técnicos: André Paroche, Lua Gatinoni e Adilson Oliveira
Direção de programas de Áudio: Camila Salmazio
Coordenação de Rádio e TV: Monyse Ravena
Direção Executiva: Nina Fideles
Agradecimento: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto: Divulgação/Filhos do Vento