Após mais de seis anos do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes, o júri popular dos réus Ronnie Lessa e Élcio Queiroz finalmente chegou às cortes. 

Lessa foi condenado a 78 anos e 9 meses de reclusão, enquanto Queiroz recebeu 59 anos de prisão. Ambos terão que pagar pensões e indenizações, somando R$ 706 mil a cada um dos familiares das vítimas.

O julgamento, que resultou na condenação dos ex-policiais militares, expõe a profunda conexão entre milícias e estruturas de poder no Rio de Janeiro, revelando uma rede complexa de corrupção e violência que ainda persiste.

O Três Por Quatro desta sexta-feira (1º) traz uma análise sobre as dinâmicas de poder que sustentam as milícias e a importância da mobilização social na busca por justiça, e conta com a participação da professora Carolina Grillo, coordenadora do Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos da Universidade Federal Fluminense, e de Gláucia Marinho, diretora executiva da Justiça Global.

Quer saber o que está por trás da produção desse podcast? Acesse brasildefato.com.br/boletim e se inscreva gratuitamente.

Ficha Técnica:
Apresentação: Nara Lacerda e Igor Carvalho
Comentários: João Pedro Stédile
Direção: Camila Salmazio
Direção de imagem Vitor Shimomura
Produção e Roteiro: Letycia Holanda
Trilha sonora original: Alejandra Luciani
Trabalhos técnicos: Lua Gatinoni e Adilson Oliveira
Identidade visual: Rafael Canoba
Coordenação de Redes: Rafaella Coury
Coordenação de Rádio e TV: Monyse Ravena
Direção executiva: Nina Fideles