Considerado pai da Teologia da Libertação, o sacerdote peruano Gustavo Gutiérrez faleceu na noite desta terça-feira (21) aos 96 anos. Ele foi o primeiro pensador a publicar uma obra trazendo uma “revolução teológica” sobre a Igreja Católica, lembra o também frade dominicano Frei Betto, jornalista, escritor e crítico teatral que chegou a ser preso duas vezes durante o regime militar (1964-1985) no Brasil.

“Os ensinamentos da igreja eram todos pela ótica europeia, pela ótica que a gente chama de liberal e não pela ótica de libertação. E o Gustavo inverteu esse processo, ele falou: ‘a fé precisa ser pensada a partir da opção preferencial de Jesus, que foi a opção pelos pobres'”, define em entrevista ao programa Bem Viver desta quinta-feira (24).

Em 1971, período em que ditaduras militares avassalavam pensamentos críticos na América Latina, Gustavo Gutiérrez publicou a obra citada por Frei Betto, Uma teologia da libertação: história, política, salvação, traduzida para 20 idiomas.

“Olha, foi muito incômoda”, lembra o frade brasileiro sobre a publicação da obra. “Foi como explodir uma bomba destruindo aquela catedral de conceitos liberais, dirigidos pela teologia liberal da Europa, porque toda a teologia que nós respirávamos e aprendíamos nos seminários era predominantemente [baseada] em conceitos europeus, uma visão da doutrina cristã, uma visão dos evangelhos pela ótica dos opressores, dos colonizadores.”

Campanha

Aqui, a luta é pauta!_

Há mais de duas décadas, construímos uma visão popular do Brasil e do mundo a partir do conhecimento jornalístico. Nosso trabalho alia rigor na apuração ao interesse público. Não temos medo de dizer: aqui, a luta é pauta.

O jornalismo do Brasil de Fato sempre esteve em defesa da classe trabalhadora. Estamos ao lado daqueles e daquelas que sabem que outro mundo é possível. Esse mundo está em plena construção nas experiências de reforma agrária, nos saberes ancestrais dos povos e territórios, na agroecologia, na organização popular e no combate às desigualdades.

Mas para que essas notícias cheguem longe, precisamos de você. Nosso jornalismo de visão popular não anda só.

Vem com a gente nessa luta?
_ Apoie. Leia. Lute.

Receba notícias no seu e-mail:
Assine a NewsLetter do Brasil de Fato.

Ficha técnica:
24-10-24 – PROGRAMA BEM VIVER
Veículo – Rádio Brasil de Fato
Tempo: 01:00:40
Apresentação: Lucas Weber
Roteiro: Daniel Lamir
Edição e Produção: Daniel Lamir e Douglas Matos
Trabalhos técnicos: André Paroche, Lua Gatinoni e Adilson Oliveira
Direção de programas de Áudio: Camila Salmazio
Coordenação de Rádio e TV: Monyse Ravena
Direção Executiva: Nina Fideles
Agradecimento: Equipe de Jornalismo do Brasil de Fato
Foto: Reprodução